O Capítulo de hoje: O Bem Triunfa.
Como Deus pode permitir que o mal traga destruição e perda à nossa vida? Por que Ele não nos protege dos que cometem atos pecaminosos e maus?
É, de fato, possível que algo mau pudesse acabar por ser usado para o bem? Para responder essa pergunta, temos de olhar para trás – para o começo do próprio mal.
Satanás era um anjo que não estava contente de estar perto de Deus; ele tinha de estar acima de Deus. Lúcifer não estava satisfeito em prestar adoração a Deus; queria ocupar o trono de Deus.
Os anjos, como humanos, foram criados para servir e adorar a Deus. Foi dado aos anjos, como aos humanos, o livre-arbítrio. Do contrario, como eles poderiam adorar?
Uma vez que tentou ser Deus, satanás se afastou de Deus e passou a historia tentando convencer-nos a fazer o mesmo. Não foi essa estratégia que ele usou com Eva? “Vocês [serão] como Deus”, ele prometeu (Genesis 3.5).
Ele não mudou. É tão egocêntrico agora como era naquele tempo. É tão tolo agora como era naquele tempo. E é simplesmente tão limitado agora como era naquele tempo. Mesmo quando o coração de Lúcifer era bom, ele era inferior a Deus. Todos os anjos são inferiores a Deus. Deus conhece tudo; eles só conhecem o que Deus revela. Deus está em todos os lugares; eles só podem estar em um único lugar. Deus é todo poderoso; os anjos só são poderosos até onde Deus lhes permitem ser. Todos os anjos, incluindo satanás, são inferiores a Deus. E isso talvez surpreenda você: satanás ainda é sevo de Deus.
Ele não quer ser. Não pretende ser. Não gostaria de nada menos do que construir seu próprio reino, mas ele não pode. Toda vez que tenta promover sua causa, ele acaba por promover a causa de Deus.
Satanás tem papeis diferentes a desempenhar, dependendo do conselho e dos propósitos de Deus. Ele tem por obrigação o serviço de cumprir a vontade de Deus no mundo; ele deve fazer o que o todo-poderoso disser. Devemos lembrar que ele tem poderes terríveis; mas saber que esses poderes só podem ser exercidos sob a direção e o agrado de Deus nos dá esperanças. Satanás não está simplesmente livre para devastar as pessoas a vontade.
Satanás está fazendo o que o todo-poderoso diz? Está buscando a permissão de Deus? Tal linguagem soa estranha aos seus ouvidos? Talvez. Se for o caso, você pode estar certo de que satanás preferiria que você não ouvisse o que estou para dizer. Ele preferiria certamente que fosse enganado a pensar nele como uma foca independente com poder ilimitado. Satanás não tem nenhum poder, exceto o poder que Deus permite.
Ele preferiria que você nunca ouvisse as palavras de João: “Aquele que está em você [o Espírito de Deus] é maior do que aquele que está no mundo [o diabo]” (1 João 4.4). E ele, certamente, preferiria que você nunca descobrisse como Deus usa o diabo como um instrumento para promover a causa de Cristo.
Deus usa a Satanás para:
1. Aperfeiçoar os fiéis : Todos temos a doença do mal e temos facilidade em nos engrandecer pelos nossos feitos, nos elogiar demais, olha o que Paulo diz: Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de satanás, para me atormentar. (2 Coríntios 12.7)
Não nos é dito qual o espinho que foi dado a Paulo, mas o propósito dele sim e tbm é revelado a origem do espinho ( mensageiro de satanás), sabemos apenas que esse mensageiro estava sobre o controle de Deus.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. (vs. 8,9)
Satanás e suas forças foram simplesmente ferramentas nas mãos de Deus para fortalecer um servo.
2. Despertar os que dormem: Centenas de anos antes de Paulo, outro líder judeu lutou contra seu ego, mas perdeu. Saul, o primeiro rei de Israel, se consumiu de ciúmes. Davi, o filho mais novo de uma família que cuidava de ovelhas, roubou a cena. Tudo em Davi era melhor do que em Saul: ele cantava melhor, impressionava mais as mulheres e até matou os gigantes que Saul temia. Mas, em vez de comemorar as habilidades dadas por Deus a Davi, Saul ficou loucamente hostil. Deus, em um visível esforço para despertá-lo desta nevoa de ciúmes, recrutou a ajuda de seu relutante servo, satanás. “No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe em sua casa” (I Samuel - 18:10).
Observe um principio serio: há momentos em que o coração fica tão duro e os ouvidos tão insensíveis que Deus nos leva a sofrer as conseqüências de nossas escolhas. Nesse caso, o demônio foi liberado para atormentar Saul. Se Saul não bebia do cálice da bondade de Deus, que passasse então um tempo bebendo do cálice da fúria do inferno: “Que ele seja levado ao desespero para que possa ser trazido novamente para os braços de Deus”
3. Ensinar a igreja. Talvez a ilustração mais clara de como Deus usa satanás para cumprir seus propósitos seja encontrada na vida de Pedro. Veja a advertência que Jesus lhe faz: “Simão, Simão, satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos” (Lucas 22.31,32).
Mais uma vez, observe quem está no controle. Mesmo tendo um plano, satanás teve de obter permissão. “Foi-me dada toda autoridade nos céus e na terra”, explicou Jesus, e esta é a prova (Mateus 28.18). O lobo não pode chegar à ovelha sem a permissão do Pastor, e o Pastor só permitirá o ataque se, a longo prazo, a dor compensar o ganho.
O propósito deste teste é prover um testemunho para a igreja. Jesus estava permitindo que Pedro passasse por uma provação para que ele pudesse encorajar seus irmãos. Talvez Deus esteja fazendo o mesmo com você. Deus sabe que a igreja precisa de testemunhos vivos do seu poder. Sua dificuldade, sua doença, seu conflito estão preparando você para que seja uma voz de encorajamento para seus irmãos. Tudo que você precisa é lembrar destas palavras:
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados alem do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Coríntios 10.13)
Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem.
(Genesis 50.20)
Difícil antes de ler esse capítulo entender que Deus comanda a satanás, e que permite que satanás seja usado em nossas vidas para nos fortalecer, fortalecer o nosso amor e confiança em Deus, mas depois de ler a gente entende esse comando e glorifica a Deus.
Deus não nos dá provações maiores do que as que podemos suportar.
Minha Oração:
Pai nesta tarde entendo e agradeço a Ti pelas provações que tenho passado, sei que o Senhor quer me usar para testemunhar as bençãos que virão sobre minha casa e minha vida e sei que essas dificuldades irão fortalecer ainda mais a fé que tenho em Ti.
Obrigada Senhor porque a cada dia tenho entendido melhor o que tenho passado e tenho aceitado essa provações com mais facilidade.
Me ensina a cada dia a ter paz, a confiar e que todo medo, ansiedade e preocupação saiam da minha vida em nome de Jesus, que somente a Tua paz esteja em minha vida e que seu amor me ajude a enfrentar essas provações me dando seu escape Senhor.
Minha vida é Tua Senhor.
Te amo e te agradeço por tudo.
Em nome de Jesus.
Amém.
